domingo, 15 de maio de 2011

Futuro doce...


Futuro doce...


"A criança, hoje, - abençoado solo arroteado que aguarda a semente da fertilidade e da vida - necessariamente atendida pela caridade libertadora do Evangelho de Jesus, nas bases em que Allan Kardec o atualizou, é o celeiro fecundo, que se abarrota de esperanças para o futuro."

Bezerra de Menezes














Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desvirá dele. Pv 22:6. Muito é falado sobre educação e evangelização da criança nos tempos atuais, mas será que não vivemos e alimentamos velhos hábitos em nossas próprias casas, muitas vezes passados de pais para filhos?



Kardec escreveu que as crianças são espíritos que se apresentam no mundo com as vestes da inocência. Somos jardineiros de Deus, com solo limpo nas mãos e temos todo o adubo necessário... que grande responsabilidade temos em fazer brotar o amor e afastar as ervas daninhas!



Olhando para um bebê, entendemos que é uma fonte em expansão, que abastecida de amor irá emanar durante toda sua vida tudo que lhe é dado e ensinado, principalmente na infância. Todo carinho que lhe é dado, um sorriso, um gesto de amor, o aconchego no seio da mãe, tudo ficará gravado em sua consciência, da mesma forma que gestos de irritação, violência, impaciência, serão também registradas para o resto da vida, marcando-o profundamente.



Ao contrário do que muitos pais acreditam, bater não é uma manifestação de autoridade, mas de fraqueza. Sempre mostra o descontrole dos pais, diante de uma situação com a qual não estão sabendo lidar muito bem.



O melhor ensino é o exemplo, exercendo muito mais influência na criança que as palavras soltas. O famoso "faça o que eu falo, mas não faça o que faço" já não nos cabe mais, visto que sabemos claramente hoje que as crianças aprendem tudo pela observação, pela repetição de nossos atos. A criança mantém a porta do seu psiquismo aberta, haurindo avidamente as influências do ambiente; até quando iremos deixar que as nossas crianças, belas flores buscando o adubo para seu crescimento, suguem os valores equivocados da TV? As deixaremos ao léu, sendo levadas pelo consumismo e pela necessidade exagerada de cuidar apenas da aparência e das coisas materiais?



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Total de visualizações de página