sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A Música Como um Meio de Restabelecer a Harmonia


A Música Como um Meio de Restabelecer a Harmonia
Fonte: equipe do site newagemusic.com.br

“Através do uso correto do som governamos a energia em todos os planos de consciência” (Prophet)

Segundo os especialistas, a música harmoniosa pode trazer profundos benefícios, combatendo desequilíbrios psico-emocionais, o stress, equilibrando o sistema cárdio-circulatório, a digestão, o metabolismo, o sistema nervoso, os órgãos etc.

A música elevada pode restabelecer a paz e a harmonia interior, pois atua no ritmo e na frequência de nosso corpo. Em ritmos lentos de 60 compassos por minuto, o corpo escuta o ritmo e pulsa de acordo com ele, reduzindo o ritmo agitado em que estava. Isso produz um efeito de massagem sonora, eliminando as tensões.

O som de alguns instrumentos também contribui trazendo efeitos benéficos, de acordo com estudo realizado pelo psiquiatra inglês Robert Schauffer, entre eles: o piano auxilia no combate à depressão e melancolia; os metais de sopro inspiram coragem e força; o violino pode afastar a sensação de insegurança; a flauta pode diminuir o nervosismo e a ansiedade.

As músicas clássicas (incluindo aqui as sacras ) e as estilo new age são as recomendadas para a escuta constante, porém outros tipos de músicas também podem ser aceitos como: as religiosas cantadas suaves, as instrumentais, as românticas, as étnicas, algumas populares e folclóricas e músicas que não sejam agressivas.

A música new age é um renascimento musical com visão holística - a música do futuro, geralmente instrumental suave, podendo ser mesclada com sons da natureza. Algumas dessas musicas possuem efeitos relaxantes e anti-stress, que ajudam a expandir a consciência do ouvinte, e levam a um estado espiritual mais elevado.

Assim, tanto a música clássica suave como a new age têm o poder de despertar uma sintonia elevada, e quando ouvida regularmente, pode levar o ouvinte a um estágio de paz e tranquilidade que se refletirá em seu bem-estar físico e espiritual

A Utilização da Música Desde a Antiguidade

“A música é o remédio da alma” (Platão)

Desde a antiguidade, a música é utilizada para o bem-estar e para fins curativos. Platão afirmava que a alma pode ser condicionada pela música, assim como o corpo pela ginástica.

No antigo Egito há 4000 ac já usavam sons e mantras para tratamentos de doenças. Na Índia, a medicina Ayurvédica utilizava cânticos, sons instrumentais e mantras para recuperar o organismo. Na maioria das civilizações a música sempre teve importância como terapia para o corpo e mente.

Em nossos dias, a musicoterapia é um recurso terapêutico para harmonizar e curar o corpo e mente. Para isto, o paciente deve simplesmente ouvir regularmente o tipo de música indicado para sua necessidade, juntamente com exercícios respiratórios, relaxamento ou meditação.

A boa música atua diretamente no subconsciente, despertando sentimentos elevados e harmonizando todos os aspectos da pessoa





New Age" é uma expressão de arte influenciada pela cultura oriental, que surgiu nos anos 60 e vem crescendo rapidamente mundialmente. Este estilo de música é muitas vezes usado na meditação, aulas de yoga e atividades em que é necessário relaxar o corpo e elevar o espírito O movimento New age tem emergido como uma busca de níveis de espiritualidade diferentes dos estabelecidos pelas religiões tradicionais. A idéia central é buscar a evolução espiritual sem dogmas ou algo imposto por uma autoridade política ou religiosa A música "New age" é caracterizada pelo uso de estruturas harmônicas que estimulam a sensibilidade, evitando a tensão e revolução existente no jazz tradicional e música rock'n'roll O estilo do músico New Age pode ser comparada a uma "terapeuta musical", pois ele pode, através de sua música, levar as pessoas a um nível superior de consciência e vibração que lhes dê saúde e bem-estar superior

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Total de visualizações de página