quinta-feira, 7 de abril de 2011

SINTOMAS DE MEDIUNIDADE


Quem apresenta perturbação é médium?




Muitas vezes, ao eclodir a mediunidade, a pessoa costuma dar sinais de sofrimento, perturbação, desequilíbrio.



Firmou-se até um conceito errado entre o povo: se uma pessoa se mostra perturbada deve ter mediunidade.



Entretanto, a mediunidade não é doença nem leva à perturbação, pois é uma faculdade natural.



Se a pessoa se perturba ante as manifestações mediúnicas é por sua falta de equilíbrio emocional e por sua ignorância do que seja a mediunidade, ou porque está sob a ação de espíritos ignorantes, sofredores ou maus.



Não se deve colocar em trabalho mediúnico quem apresente perturbações. Primeiro, é preciso ajudar a pessoa a se equilibrar psiquicamente, através de passes, vibrações e esclarecimentos doutrinários. Deve-se recomendar, também, a visita ao médico, porque a perturbação pode ter causas físicas, caso em que o tratamento será feito pela medicina.



Para o desenvolvimento da mediunidade, somente deve ser encaminhado quem esteja equilibrado e doutrinariamente esclarecido e conscientizado.

Sinais Precursores



A mediunidade geralmente fica bem caracterizada, quando:

há comprovada vidência ou audição no plano espiritual;

se dá o transe psicofônico (mediunidade falante) ou psicográfico (mediunidade escrevente);

há produção de efeitos físicos (sonoros, luminosos, deslocação de objetos) onde a pessoa se encontre.



Mas nem sempre é fácil e rápido distinguir as manifestações mediúnicas, quando em seu início, das perturbações fisiopsíquicas.



Eis alguns sinais que, se não tiverem causas orgânicas, podem indicar que a pessoa tem facilidade para a percepção de fluidos, para o desdobramento (que favorece o transe) ou que está sob a atuação de espíritos:

sensação de "presenças" invisíveis;

sono profundo demais, desmaios e síncopes inexplicáveis;

sensações ou idéias estranhas, mudanças repentinas de humor, crises de choro;

"ballonement" (sensação de inchar, dilatar) nas mãos, pés ou em todo o corpo, como resultado de desdobramento perispiritual;

adormecimento ou formigamento nos braços e pernas;

arrepios como os de frio, tremores, calor, palpitações.

Como Desenvolver a Mediunidade



Do ponto de vista espírita, desenvolver mediunidade não é apenas sentar-se à mesa mediúnica e dar comunicações.



É apurar e disciplinar a sensibilidade espiritual, a fim de tê-la nas melhores condições possíveis de manifestação, e aprender a empregá-la dentro das melhores técnicas e visando as finalidades mais elevadas.



Esse desenvolvimento mediúnico abrange providências de natureza tríplice:

Doutrinária.

O médium precisa conhecer a Doutrina Espírita para compreender o Universo, a si mesmo e aos outros seres, como criaturas evolutivas, regidas pela lei de causa e efeito.

Atenção especial será dada à compreensão do intercâmbio mediúnico, ação do pensamento sobre os fluidos, natureza e situações dos espíritos no Além, perispírito e suas propriedades na comunicação mediúnica, tipos de mediunidade, etc.

Técnica.

Exercício prático, à luz do conhecimento espírita, para que o médium saiba distinguir os tipos dos espíritos pelos seus fluidos, como concentrar ou desconcentrar, entender o desdobramento, controlar-se nas manifestações e analisar o resultado delas, etc.

Observação: quando se inicia a prática mediúnica, pode ocorrer de os sinais precursores se intensificarem e ampliarem. Não pense o médium que seu estado piorou. É que os espíritos estão agindo sobre os centros de sua sensibilidade e preparando o campo para as atividades mediúnicas.Persevere o médium, mantendo o bom ânimo e aos poucos, com a educação de suas faculdades, as sensações ficarão bem canalizadas, não mais causando perturbações.



Moral.



É indispensável a reforma íntima para que nos libertemos de espíritos perturbadores e cheguemos a ter sintonia com os bons espíritos, dando orientação superior ao nosso trabalho mediúnico.

A orientação cristã, à luz do Espiritismo, leva-nos à vigilância, oração, boa conduta e à caridade para com o próximo, o que atrairá para nós assistência espiritual superior.



Livros consultados:



De Allan Kardec:

- "O Livro dos Médiuns", 2ª parte, caps. XVII e XVIII.



Muita paz e harmonia



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Total de visualizações de página